sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Voltando!!

 Muito tempo se passou desde que eu estive aqui pela ultima vez. Fiquei sem postar desde o começo do ano!!! Vi que o blog teve muitas visualizações desde então, me sinto feliz com isso!
 Muitas noticias se passaram, mas vou unir todas em uma retrospectiva do ano de 2012. Não sei se vou postar tanto quanto antes, mas vou me esforçar ao máximo...
 Até a próxima!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MSL pousa em Marte! Série de Imagens...

                     A Mars Science Laboratory, da NASA, pousou em Marte hoje, às 2:00 da manhã.
                                  A nave, primeiro, sofreu atrito da atmosfera marciana.
                      Depois, quando estava mais baixo, desdobrou os para-quedas e desacelerou ainda mais.
     Só que, mesmo assim, a atmosfera marciana é menos densa, portanto, a nave não consegue desacelerar     completamente.
            Por isso, a nave possui uma mochila à jato, para desacelerar e tocar no solo sem grandes danos.
       Então, ela tirou uma foto em preto-e-branco apenas para provar que estava lá, e que os instrumentos  estavam bem.
 Espero que obtenha muitas informações sobre o planeta, e que fique ativa por muito mais tempo do que a missão planeja. (O mesmo ocorreu com as Vikings, a Spirit, a Opportunity, a Messenger, a LRO...)

domingo, 29 de julho de 2012

Mars Science Laboratory se prepara para pousar!

 Depois de um longo (longooooo...) tempo sem postar, aqui vem uma ótima notícia!
 A sonda espacial MSL irá pousar em Marte nos próximos dias, no início de agosto. A nave viajou durante 7 meses para alcançar o planeta, e irá usar um método inovador de pouso. Uma mochila-a-jato!
 A nave irá pesquisar uma cratera com características peculiares, e vai estudar a geologia do planeta.
 A última nave a pousar em Marte foi a Phoenix, em 2007. Hà pouco tempo, a Phobos-Grunt da Rússia falhou na missão de pousar em uma das luas marcianas, Phobos.
 Boa sorte MSL, e até a próxima!

domingo, 29 de abril de 2012

ESA planeja missão para estudar a Heliosfera


 A agência espacial européia acaba de projetar seu novo projeto espacial, o Solar Orbiter, uma nave projetada para estudar a Heliosfera, a atmosfera superior do Sol, e suas relações com o Sol em si. Com lançamento previsto para 2017, o contrato da espaçonave custa 300 milhões de euros. Os instrumentos científicos serão pagos e desenvolvidos por diversos países europeus e por cientistas americanos. A espaçonave é descendente de muitas naves solares européias, incluindo a Ulysses e a SOHO, em parceria com a NASA. Ela vai estudar a heliosfera, criada pelo vento solar, fenômeno responsável pelas auroras boreais e que pode interferir na comunicação de satélites.
Para estudar melhor o Sol, a espaçonave vai chegar à 45 milhões de Km, mais próximo que o planeta Mercúrio. A espaçonave irá, pela primeira vez, fotografar os pólos do Sol, para tentar explicar a origem de seu campo magnético. A NASA vai contribuir, também, com um veículo lançador para a espaçonave.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nave Européia ATV-3 se acopla com a ISS!







   O ATV Edoardo Amaldi se acoplou com a ISS ontem. O módulo de 20 toneladas carregou suprimentos para a ISS. Ele vai, nos próximos dias, ligar seus motores e acelerar a ISS, que constantemente desacelera devido ao atrito com a atmosfera superior. A nave possui, também, 2.200 kg de equipamentos científicos, equipamentos de manutenção, entre outros. Os astronautas chama o módulo de carga de "Área de relaxamento", pois é um dos mais silenciosos da estação. A maioria dos astronautas preferem trabalhar dentro da estação. O ATV-3 vai se desacoplar só em agosto, onde ele vai desacelerar e reentrar na atmosfera, para ser destruído.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Equinócio de Outono amanhã!


Amanhã será um dia relativamente "importante" para a astronomia. É o equinócio de outono. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.
É no equinócio que a duração do dia e da noite tem a mesma duração (12 hrs, aprox.) nos dois hemisférios.
  Até a próxima!

sábado, 3 de março de 2012

Animação do Sol - 11/2011 até 03/2012

 Hoje postei meu primeiro vídeo sobre espaço no youtube! Eu usei imagens da nave SOHO, duas imagens por dia, e criei essa montagem curta para mostrar o Sol e sua atividade no máximo solar, que vai ocorrer entre 2012/2013...
 
   Espero que vocês gostaram!
      Até a próxima!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Imagens - Netuno

 Aqui estão algumas imagens. Eu selecionei renderizações artísticas, que são melhores que as fotos da nave Voyager 2...






   
 
Essa é a unica imagem da Voyager 2, editada para obter um azul mais "real". Na realidade, Netuno é incrivelmente escuro devido à distância do Sol. A luz chega dezenas de vezes mais fraca...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Primeiro foguete Vega decolou com sucesso!

 O novo foguete da ESA, o Vega, decolou com sucesso hoje de manhã, do centro espacial Guiana, localizado na Guiana Francesa. O foguete é o menor dos foguetes da agência espacial européia e vai fazer mais lançamentos ao longo dos próximos anos para testar toda a tecnologia dele.






 O foguete possui três estágios sólidos, e apenas um estágio líquido, Isso garante um lançamento mais rápido e eficiente. O foguete funcionou como o planejado. A trajetória foi perfeita e todos os satélites estão funcionando perfeitamente. Para impedir o risco da criação de mais lixo espacial, o último estágio está em uma órbita que garante a reentrada nos próximos anos. Muitas tecnologias para foguetes sólidos foram testadas pelo foguete, e essas tecnologias irão ajudar nos próximos lançamentos do foguete. As tecnologias poderão também ajudar na criação do Ariane-5 Heavy, uma versão mais potente e maior do foguete europeu Ariane 5. O foguete Vega é construído e foi idealizado pela Itália. O foguete vai lançar a nave Bepi-Colombo, a primeira missão européia para Mercúrio e a primeira missão "dupla" feita em Mercúrio.
 Até a próxima!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Mercúrio

  Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol, orbitando o mesmo a cada 88 dias terrestres. Sua órbita tem a maior excentricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo a cada duas órbitas.
 Mercúrio é semelhante a Lua devido a suas crateras e depressões, mas aí acabam as semelhanças. Uma das características mais importantes do planeta é o campo magnético, que tem uma força grande, mesmo com o planeta sendo assim pequeno. Isso é devido ao tamanho do seu núcleo, que tem um diâmetro semelhante com o do núcleo terrestre, e também devido a composição do núcleo, formado por ferro. Apenas duas naves já estudaram o pequeno mundo, a Mariner 10, em três sobrevôos na década de 70, e a Messenger, em seus sobrevôos e por fim entrou em órbita em março do ano passado. Mercúrio também é conhecido por ser o local com mais variações térmicas do sistema solar (-187 ºC até 427ºC)  devido à sua lenta rotação e a sua falta de atmosfera densa o suficiente para conter o calor...
 Mercúrio é um dos planetas rochosos do sistema solar. Mercúrio é o menor planeta, e chega a ser menor que as luas Ganymedes e Titã. É formado por metal e silicatos e sua densidade é a segunda maior do sistema solar, perdendo apenas para a Terra.
 Mercúrio também possui uma tênue atmosfera de Hidrogênio e Hélio, materiais captados do vento solar que se prenderam ao redor do planeta.
 Uma de suas maiores características é a Bacia Caloris, uma bacia enorme causada por um impacto tão forte que gerou uma onda de impacto pelo planeta todo, criando montanhas no outro lado do planeta.
 Aqui vão umas imagens do planeta Mercúrio:

















  Até a próxima!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mars Science Laboratory completa maior correção de sua trajetória

 Os engenheiros da Mars Scinece Laboratory completaram uma correção que durou 3 horas, trazendo a nave para 40,000 km mais proximos do planeta vermelho e acelerando a nave para chegar 14 horas antes. A contagem da hora do encontro deve ser exata para colocar a nave em um trajeto para mandá-la até a cratera Gale. A nave atualmente está girando a duas voltas por minuto e a segunda correção é planejada para 26 de março...
 Até a próxima!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GRAIL-B orbitando a Lua!

  A segunda nave GRAIL, a GRAIL-B, concluiu com êxito a ignição do seu motor principal e está agora em órbita lunar. Trabalhando juntos, GRAIL-A-B e GRAIL vão estudar a Lua como nunca antes.
 "A NASA recebe o ano novo com uma nova missão de exploração", disse o administrador da NASA Charles Bolden. "A nave gêmea GRAIL vai expandir vastamente nosso conhecimento de nossa Lua e a evolução do nosso planeta.
  A GRAIL-B alcançou a órbita lunar na tarde do primeiro dia o ano. A GRAIL-A concluiu com sucesso sua entrada orbital no sábado, ainda em 2011. As manobras de inserção colocaram a nave espacial em uma órbita quase polar, elíptica e com um período orbital de aproximadamente 11,5 horas. Nas próximas semanas, a equipe GRAIL vai executar uma série de manobras com cada nave espacial para reduzir o seu período orbital para pouco menos de duas horas. No início da fase de ciência em Março de 2012, as duas naves estaram em uma quase-polar, órbita quase circular, com uma altitude de cerca de 55 km.

  Até a próxima!!

domingo, 1 de janeiro de 2012

GRAIL-A entrou em órbita 31/12/2011, GRAIL-B vai entrar 01/01/2012!

A primeira de duas naves espaciais da NASA criadaspara estudar a lua em detalhes sem precedentes entrou em órbita lunar.
A nave Gravity Recovery And Interior Laboratory (GRAIL)-A concluiu com êxito a queima do seu motor principal no final da tarde do último dia do ano. a GRAIL-A está em uma órbita de 90 km por 8.363 km ao redor da Lua que leva cerca de 11,5 horas para ser concluído.
"Minha resolução para o novo ano é destravar mistérios lunares e entender como a Lua, a Terra e outros planetas rochosos evoluiu", disse Maria Zuber, investigadora principal da GRAIL no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge. "Agora, com GRAIL-A inserida com sucesso na órbita ao redor da lua, estamos a um passo de alcançar esse objetivo."
O próximo passo da missão ocorre amanhã, quando a nave gêmea da GRAIL-A, a GRAIL-B, realiza-rá a ignição do seu motor principal para colocá-lo em órbita lunar. A GRAIL-B vai fazer a inserção, programada para começar amanhã, 01 de janeiro, no fim da tarde e vai durar cerca de 39 minutos.
"Com a GRAIL-A em órbita lunar estamos a meio caminho de casa", disse David Lehman, GRAIL gerente de projeto do Laboratório dePropulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia."Amanhã pode ser de Ano Novo em qualquer outro lugar, mas é mais um dia de trabalho ao redor da lua e aqui no JPL para a equipe do GRAIL. "
Uma vez que ambas as sondas forem confirmadas em órbita e operacionais, o trabalho científico começará em março. A sonda irá transmitir sinais de rádio precisamente defininindo a distância entre as naves como as duas vão orbitar a Lua em formação. Enquanto voam sobre áreas de maior e menor gravidade causada tanto por características visíveis, tais como montanhas e crateras, e massas ocultas sob a superfície lunar, a distância entre as duas espaçonaves vai mudar um pouco.
Os cientistas vão traduzir essas informações em um mapa de alta resolução do campo gravitacional da Lua. Os dados permitem aos cientistas compreender o que se passa abaixo da superfície lunar. Esta informação irá aumentar o conhecimento de como a Terra e seus vizinhos rochosa no sistema solar interior evoluíram para os mundos diferentes que vemos hoje.
  Feliz Ano-novo e Até a Próxima!!