domingo, 1 de janeiro de 2012

GRAIL-A entrou em órbita 31/12/2011, GRAIL-B vai entrar 01/01/2012!

A primeira de duas naves espaciais da NASA criadaspara estudar a lua em detalhes sem precedentes entrou em órbita lunar.
A nave Gravity Recovery And Interior Laboratory (GRAIL)-A concluiu com êxito a queima do seu motor principal no final da tarde do último dia do ano. a GRAIL-A está em uma órbita de 90 km por 8.363 km ao redor da Lua que leva cerca de 11,5 horas para ser concluído.
"Minha resolução para o novo ano é destravar mistérios lunares e entender como a Lua, a Terra e outros planetas rochosos evoluiu", disse Maria Zuber, investigadora principal da GRAIL no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge. "Agora, com GRAIL-A inserida com sucesso na órbita ao redor da lua, estamos a um passo de alcançar esse objetivo."
O próximo passo da missão ocorre amanhã, quando a nave gêmea da GRAIL-A, a GRAIL-B, realiza-rá a ignição do seu motor principal para colocá-lo em órbita lunar. A GRAIL-B vai fazer a inserção, programada para começar amanhã, 01 de janeiro, no fim da tarde e vai durar cerca de 39 minutos.
"Com a GRAIL-A em órbita lunar estamos a meio caminho de casa", disse David Lehman, GRAIL gerente de projeto do Laboratório dePropulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia."Amanhã pode ser de Ano Novo em qualquer outro lugar, mas é mais um dia de trabalho ao redor da lua e aqui no JPL para a equipe do GRAIL. "
Uma vez que ambas as sondas forem confirmadas em órbita e operacionais, o trabalho científico começará em março. A sonda irá transmitir sinais de rádio precisamente defininindo a distância entre as naves como as duas vão orbitar a Lua em formação. Enquanto voam sobre áreas de maior e menor gravidade causada tanto por características visíveis, tais como montanhas e crateras, e massas ocultas sob a superfície lunar, a distância entre as duas espaçonaves vai mudar um pouco.
Os cientistas vão traduzir essas informações em um mapa de alta resolução do campo gravitacional da Lua. Os dados permitem aos cientistas compreender o que se passa abaixo da superfície lunar. Esta informação irá aumentar o conhecimento de como a Terra e seus vizinhos rochosa no sistema solar interior evoluíram para os mundos diferentes que vemos hoje.
  Feliz Ano-novo e Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário