Mercúrio é semelhante a Lua devido a suas crateras e depressões, mas aí acabam as semelhanças. Uma das características mais importantes do planeta é o campo magnético, que tem uma força grande, mesmo com o planeta sendo assim pequeno. Isso é devido ao tamanho do seu núcleo, que tem um diâmetro semelhante com o do núcleo terrestre, e também devido a composição do núcleo, formado por ferro. Apenas duas naves já estudaram o pequeno mundo, a Mariner 10, em três sobrevôos na década de 70, e a Messenger, em seus sobrevôos e por fim entrou em órbita em março do ano passado. Mercúrio também é conhecido por ser o local com mais variações térmicas do sistema solar (-187 ºC até 427ºC) devido à sua lenta rotação e a sua falta de atmosfera densa o suficiente para conter o calor...
Mercúrio é um dos planetas rochosos do sistema solar. Mercúrio é o menor planeta, e chega a ser menor que as luas Ganymedes e Titã. É formado por metal e silicatos e sua densidade é a segunda maior do sistema solar, perdendo apenas para a Terra.
Mercúrio também possui uma tênue atmosfera de Hidrogênio e Hélio, materiais captados do vento solar que se prenderam ao redor do planeta.
Uma de suas maiores características é a Bacia Caloris, uma bacia enorme causada por um impacto tão forte que gerou uma onda de impacto pelo planeta todo, criando montanhas no outro lado do planeta.
Aqui vão umas imagens do planeta Mercúrio:
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário