sábado, 21 de janeiro de 2012

Mercúrio

  Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol, orbitando o mesmo a cada 88 dias terrestres. Sua órbita tem a maior excentricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo a cada duas órbitas.
 Mercúrio é semelhante a Lua devido a suas crateras e depressões, mas aí acabam as semelhanças. Uma das características mais importantes do planeta é o campo magnético, que tem uma força grande, mesmo com o planeta sendo assim pequeno. Isso é devido ao tamanho do seu núcleo, que tem um diâmetro semelhante com o do núcleo terrestre, e também devido a composição do núcleo, formado por ferro. Apenas duas naves já estudaram o pequeno mundo, a Mariner 10, em três sobrevôos na década de 70, e a Messenger, em seus sobrevôos e por fim entrou em órbita em março do ano passado. Mercúrio também é conhecido por ser o local com mais variações térmicas do sistema solar (-187 ºC até 427ºC)  devido à sua lenta rotação e a sua falta de atmosfera densa o suficiente para conter o calor...
 Mercúrio é um dos planetas rochosos do sistema solar. Mercúrio é o menor planeta, e chega a ser menor que as luas Ganymedes e Titã. É formado por metal e silicatos e sua densidade é a segunda maior do sistema solar, perdendo apenas para a Terra.
 Mercúrio também possui uma tênue atmosfera de Hidrogênio e Hélio, materiais captados do vento solar que se prenderam ao redor do planeta.
 Uma de suas maiores características é a Bacia Caloris, uma bacia enorme causada por um impacto tão forte que gerou uma onda de impacto pelo planeta todo, criando montanhas no outro lado do planeta.
 Aqui vão umas imagens do planeta Mercúrio:

















  Até a próxima!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mars Science Laboratory completa maior correção de sua trajetória

 Os engenheiros da Mars Scinece Laboratory completaram uma correção que durou 3 horas, trazendo a nave para 40,000 km mais proximos do planeta vermelho e acelerando a nave para chegar 14 horas antes. A contagem da hora do encontro deve ser exata para colocar a nave em um trajeto para mandá-la até a cratera Gale. A nave atualmente está girando a duas voltas por minuto e a segunda correção é planejada para 26 de março...
 Até a próxima!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GRAIL-B orbitando a Lua!

  A segunda nave GRAIL, a GRAIL-B, concluiu com êxito a ignição do seu motor principal e está agora em órbita lunar. Trabalhando juntos, GRAIL-A-B e GRAIL vão estudar a Lua como nunca antes.
 "A NASA recebe o ano novo com uma nova missão de exploração", disse o administrador da NASA Charles Bolden. "A nave gêmea GRAIL vai expandir vastamente nosso conhecimento de nossa Lua e a evolução do nosso planeta.
  A GRAIL-B alcançou a órbita lunar na tarde do primeiro dia o ano. A GRAIL-A concluiu com sucesso sua entrada orbital no sábado, ainda em 2011. As manobras de inserção colocaram a nave espacial em uma órbita quase polar, elíptica e com um período orbital de aproximadamente 11,5 horas. Nas próximas semanas, a equipe GRAIL vai executar uma série de manobras com cada nave espacial para reduzir o seu período orbital para pouco menos de duas horas. No início da fase de ciência em Março de 2012, as duas naves estaram em uma quase-polar, órbita quase circular, com uma altitude de cerca de 55 km.

  Até a próxima!!

domingo, 1 de janeiro de 2012

GRAIL-A entrou em órbita 31/12/2011, GRAIL-B vai entrar 01/01/2012!

A primeira de duas naves espaciais da NASA criadaspara estudar a lua em detalhes sem precedentes entrou em órbita lunar.
A nave Gravity Recovery And Interior Laboratory (GRAIL)-A concluiu com êxito a queima do seu motor principal no final da tarde do último dia do ano. a GRAIL-A está em uma órbita de 90 km por 8.363 km ao redor da Lua que leva cerca de 11,5 horas para ser concluído.
"Minha resolução para o novo ano é destravar mistérios lunares e entender como a Lua, a Terra e outros planetas rochosos evoluiu", disse Maria Zuber, investigadora principal da GRAIL no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge. "Agora, com GRAIL-A inserida com sucesso na órbita ao redor da lua, estamos a um passo de alcançar esse objetivo."
O próximo passo da missão ocorre amanhã, quando a nave gêmea da GRAIL-A, a GRAIL-B, realiza-rá a ignição do seu motor principal para colocá-lo em órbita lunar. A GRAIL-B vai fazer a inserção, programada para começar amanhã, 01 de janeiro, no fim da tarde e vai durar cerca de 39 minutos.
"Com a GRAIL-A em órbita lunar estamos a meio caminho de casa", disse David Lehman, GRAIL gerente de projeto do Laboratório dePropulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia."Amanhã pode ser de Ano Novo em qualquer outro lugar, mas é mais um dia de trabalho ao redor da lua e aqui no JPL para a equipe do GRAIL. "
Uma vez que ambas as sondas forem confirmadas em órbita e operacionais, o trabalho científico começará em março. A sonda irá transmitir sinais de rádio precisamente defininindo a distância entre as naves como as duas vão orbitar a Lua em formação. Enquanto voam sobre áreas de maior e menor gravidade causada tanto por características visíveis, tais como montanhas e crateras, e massas ocultas sob a superfície lunar, a distância entre as duas espaçonaves vai mudar um pouco.
Os cientistas vão traduzir essas informações em um mapa de alta resolução do campo gravitacional da Lua. Os dados permitem aos cientistas compreender o que se passa abaixo da superfície lunar. Esta informação irá aumentar o conhecimento de como a Terra e seus vizinhos rochosa no sistema solar interior evoluíram para os mundos diferentes que vemos hoje.
  Feliz Ano-novo e Até a Próxima!!