Logo após Io, a lua vulcânica, vem Europa, a lua de gelo rachado. Diferentemente de Io, ela não é vulcânica. Então ela é gelada e morta? Não!
Mesmo sendo o menor dos satélites descobertos por Galileo Galilei, é um dos mais investigados, mas não por vulcões como Io, mas pelo frio! O que nos intriga neste, que é o astro mais liso do Sistema Solar, é sua rede de linhas vermelho-escuras, pois o que iria causar isso? Lá há poucas crateras de impacto, portanto, como em Io, ela está se renovando, mas como? Ela deve possuir movimentos tectônicos. O que acontece é que ela possui partes de gelo que se quebram, como icebergs porém são quebrados pela gravidade de Júpiter, e são "recolados" na superfície. Como?
Ela possui um oceano subterrâneo, entre a crosta gelada e o manto sólido, provavelmente feito de água salgada. Esse oceano surge pela maré causade entre a lua Io e Júpiter contra as gigantes luas Ganimedes e Calisto. Isso faz com que a lua se aqueça no interior e o gelo derrete. Por isso quando pedaços do gelo se rompem, eles podem ir longe, pois eles estão flutuando sobre água, mas quando a água congela eles param de se mover. As linhas são partes que se renovaram, pois ao expor seu mar para o vácuo, Europa acaba fazendo a água recongelar, mas em uma coloração diferente. Essa lua é a causa da espaçonave Galileo ser mandada para o interior de Júpiter ao fim da missão. Com medo da nave Galileo se colidir com Europa, a NASA mandou ela para se colidir com Júpiter. Porque? Bem, a temperatura lá é perfeita para a vida, então se ouver vida, a Galileo poderia contaminar a lua com bactérias, o que significaria a possível morte dessas formas de vida. Como Io, Europa possui uma atmosfera tênue e fraca, e possui rachos na superfície, o que faria ela parecer um iceberg se partindo para quem estivesse na superfície dessa lua. Já foram planejados muitas missões para Europa, algumas iram se tornar realidade, outras, talvez.
A superfície de Europa reflete 70% da luz que vem do Sol e está entre os que mais refletem essa luz. Na lua Europa há colinas com cerca de 10 km, e só foram encontradas 3 grandes crateras de impacto: Taliesin, a maior com 48 km, Pwyll, com 38 km e Mannann'an, com 30 km. Tem a menor temperatura superficial das luas Galileanas: -170 ºC.
Dados de Europa:
Diâmetro Equatorial: 3.130
Distância do centro de Júpiter:670.900
Massa (10x20 kg): 479,70
Período de Translação em torno de Júpiter:3,5 dias
Inclinação Orbital:0,47
Temperatura da Superfície:-170ºC
Imagens:
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário