sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Sol

 O Sol é a estrela mais próxima da Terra, e é uma estrela amarela do tipo G, um dos mais comuns do universo. A nossa estrela nunca havia sido tão estudada como hoje, pois o clima espacial antes não era muito influente, mas com a comunicação cada vez mais importante, ele é essencial hoje em dia.
Ele está a 149.6 km de nós, e é formado por gás, Hidrogênio (73%), Hélio (25%) e materiais pesados (2%). O gás está em estado de plasma, um estado em que o gás é tão quente que se livra de seus elétrons e se torna muito condutora, e essa capacidade condutora do plasma faz o Sol tão turbulento.O Sol possui um núcleo que tem uma temperatura média de 15.000.000 kelvin, e um kelvin é igual a 273 ºC. E o Sol tem um fortíssimo campo magnético, mas diferente dos outros: como o Sol é formado por plasma, o campo não é fixo e tem muitos pequenos campos. O campo magnético do Sol é tão grande que a nave Voyager 1, a nave que está mais longe de nós, ainda não ultrapassou seus limites. A cada onze anos esse campo reverte sua polaridade. E esse campo é o responsável pelas características famosas da superfície solar: as manchas solares, as erupções solares e as ejeções de massa coronal.

  1 - Manchas Solares
 As manchas escuras visíveis na superfície solar são as Manchas Solares, manchas que vem em duplas, cada uma com uma polaridade (Norte e Sul). Elas são criadas quando explosões ocorrem na superfície solar. Quanto mais manchas, mais interferência ocorre nas comunicações.
  2 - Erupções Solares
 As Erupções Solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no campo magnético solar. A atividade na superfície solar gera radiação forte que é liberada, quando atinge níveis muito altos, pelas manchas solares. Os gases emergem da superfície e formam arcos, os anéis coronais, que esfriam e caem de volta na superfície solar.
  3-Ejeções de Massa Coronal
 As Ejeções de Massa Coronal são erupções que ocorrem na superfície do Sol, que acabam escapando do Sol, com níveis de radiação muito altos. Se uma atinge a Terra, causa Auroras Boreais e interfere nas comunicações e também em equipamentos que possam estar na órbita terrestre. Tem efeitos poderosos somente se tiverem polaridade reversa à polaridade do campo magnético da Terra.

O Sol possui uma característica muito estranha, sua atmosfera é muito mais quente que a sua superfície, por razões ainda desconhecidas. E também há os ciclos solares, que duram onze anos e são notados por um aumento no número de manchas solares. O pico atual é em 2012, e vai haver mais queda nas comunicações do que nos anos anteriores, e como o Sol esteve "calmo" nos últimos picos solares esse vai ser muito pior que os outros. Bem, o Sol também tem características pequenas em sua superfície, os Grânulos, que pulsam a cada 5 minutos, gerando uma onda sônica que atravessa o Sol.
  Imagens:
                        Ficou uma dúvida? Poste nos comentários!
                               Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário