Durante uma visita à América do Sul, o administrador da NASA Charles Bolden assinou na quinta-feira dois acordos de cooperação científica com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que é parceira da NASA.
Um acordo formaliza a colaboração científica NASA-AEB na missão Global Precipitation Measurement, ou GPM, enquanto o outro estende a um acordo para a Missão de Cooperação de Ozônio.
"A observação da Terra a partir do espaço é vital para a compreensão do nosso planeta", disse Bolden. "Os investigadores tecnicamente qualificados e dedicados no Brasil são excelentes parceiros para a NASA, e estamos ansiosos para muitos mais anos de cooperação internacional bem sucedida no espaço com base em ciências da Terra."
A GPM é uma missão sobre as Ciências da Terra, liderada pela NASA e pela Agência Espacial Japonesa, ou JAXA, que irá fornecer informações avançadas sobre a chuva e as caraterísticas da neve, bem como detalhadas visões em 3D das chuvas. A NASA e a AEB vão estudar a distribuição de informação e da utilização dos serviços do satélite para estudar o Brasil, coordenar projetos de pesquisa cooperativa, e apoiar o intercâmbio de pessoal científico e de engenharia.
O outro acorda cria a Missão de Cooperação Ozone, que usa instrumentos derivados dos instrumentos dos balões metereológios, lançados de Maxaranguape, Brasil, para estudar as concentrações de vários constituintes atmosféricos. Resultados da missão será contribuir para a compreensão da camada de ozônio da Terra, a sua geração e esgotamento. A AEB também vai ajudar a calibrar e verificar os sensores remotos do satélite. NASA e AEB irão compartilhar equipamentos, dados e assistência técnica.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário